Hatha Contabilidade

Acesso Área Restrita

Contabilidade Gerencial: o que é? Por que é tão importante?

Foto de Amanda Macêdo Amanda Macêdo em 3 de Agosto de 2022
Foto do artigo: Contabilidade Gerencial: o que é? Por que é tão importante?

Diferencial para que negócios ganhem maior espaço no mercado, a Contabilidade Gerencial vem ganhando relevância nas últimas décadas.

Isso porque, embora fazer a contabilidade de uma empresa seja uma obrigação legal, pode tornar-se algo além de regularizar o pagamento de impostos e apresentar declarações para o Fisco.

Quer saber mais sobre a Contabilidade Gerencial e por que ela é tão importante? Confira neste artigo!

O que é Contabilidade Gerencial?

A contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que fornecem informações indispensáveis para tornar a tomada de decisão nas empresas mais precisa e segura.

A contabilidade financeira, de custos e análise das demonstrações contábeis são parte essencial da contabilidade gerencial, fornecendo dados para benchmarking, elaboração de orçamento, ponto de equilíbrio, definição do preço dos produtos ou serviços e, inclusive, metas e objetivos do negócio.

Entretanto, é importante lembrar que a contabilidade gerencial é uma parte do todo. Os processos contábeis tradicionais, que são obrigatórios, como impostos e declarações, dentre outros, também são feitos.

O modelo gerencial é apenas uma nova forma de dar suporte ao crescimento da empresa, adicionando novos serviços aos que já eram executados.

Como a Contabilidade Gerencial pode ajudar o meu negócio?

Tomar a decisão certa pode transformar o seu negócio, correto? Nesse sentido, a contabilidade gerencial surge como um suporte único, apresentando dados para que as melhores decisões sejam tomadas.

Com esses dados em mãos, não há achismos ou tentativas de copiar a concorrência. Afinal, baseando-se em fatos é possível executar planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, a contabilidade gerencial agregará valor à gestão da sua empresa, seja ela de pequeno, grande ou médio porte.

O papel do contador nesse processo

O contador é quem irá estudar os números recebidos do cliente e transformá-los em indicadores que poderão guiar o negócio.

Por isso, seja um profissional contratado ou uma empresa parceira, é necessário que o responsável seja altamente qualificado e entenda de gestão empresarial.

Com essa expertise, ele será capaz de indicar perspectivas, atuando como um agente facilitador entre os empreendedores e os números do seu negócio rumo ao sucesso.

Newsletter