Hatha Contabilidade

Entenda o que é regime tributário e faça as melhores escolhas

Foto de Luanne Santiago Luanne Santiago em 23 de Outubro de 2023
Foto do artigo: Entenda o que é regime tributário e faça as melhores escolhas

Na hora de sentar e entender sobre as necessidades pela qual seu negócio passa, é imprescindível analisar quais as melhores e mais adequadas alternativas de Regime Tributário.

Afinal, é através dele que são determinados os cálculos de pagamento de impostos de uma empresa, sendo uma peça contribuinte na relação com o estado.

Nesse texto, você poderá saber mais sobre os tipos mais comuns, entender qual o melhor pode se adequar ao seu negócio e quais ajudas podem simplificar o processo!

Quais os três principais regimes tributários?

Dentre os três mais comuns, existe o Simples Nacional, voltado para micro e pequenas empresas, com uma carga tributária simplificada e unificada. Sua facilidade concentra em uma única guia os impostos federais, estaduais e municipais, sendo ideal para quem tem um faturamento anual de até R$4,8 milhões.

Vale ressaltar que, no cálculo do Simples Nacional, existem diferentes parâmetros que podem ajudar a chegar no resultado. Um desses é o Fator-R, que se baseia na folha salarial dividida pelo faturamento. O valor significará em quanto deverá ser pago.

Enquanto isso, no Lucro Presumido a tributação vai em cima de uma base de lucro pré-estabelecida pela Receita Federal, permitindo controle sobre impostos pagos, mas sendo indicado só para quem tem uma margem de lucro elevada e despesas operacionais controladas.

Já o Lucro Real tem maior complexidade e é obrigatório para empresas de grande porte com atuação em setores específicos, embora as empresas independentes também possam escolhê-lo. Aqui, os impostos são calculados no lucro efetivo, levando em conta as receitas, despesas e custos operacionais.

Como escolher um para meu negócio?

Foto do artigo: Entenda o que é regime tributário e faça as melhores escolhas

A hora de escolher qual é o melhor regime tributário é decisiva e precisa ser estratégica, pois sua ação demanda um impacto direto na saúde financeira do negócio.

Para isso, é necessário considerar aspectos decisivos, como o porte da empresa, o faturamento anual, a área de atuação, os gastos operacionais e a margem de lucro.

É aconselhável que todo esse processo aconteça através de um olhar bastante minucioso, preparado para enxergar a situação por completo e tomar as atitudes mais compatíveis com os deveres do negócio.

Uma ajuda especializada simplifica o processo!

Como já disse no decorrer do texto, é preciso que você tenha expertise no momento dessa escolha. E, para não haver dúvidas sobre isso, o ideal é procurar ajuda de profissionais da área da contabilidade.

Junto a essas pessoas, é possível analisar detalhadamente as nuances e particularidades, para, então, as orientações sobre os prós e contras de cada regime serem explanados e, enfim, ser tomada a melhor decisão.

E aí, depois de saber tudo isso, não vai deixar de levar Regime Tributário a sério, hein?! É seguindo suas normas corretamente que você evitará problemas fiscais no futuro.

Fale Conosco

Deseja abrir uma empresa?

Quer se regularizar?

Deseja declarar seu Imposto de Renda?

Mande uma mensagem e entraremos em contato :)