Hatha Contabilidade

Open banking: a revolução financeira que vai transformar o seu negócio

Foto de Radna Rocha Radna Rocha em 01 de Novembro de 2023
Foto do artigo: Open banking: a revolução financeira que vai transformar o seu negócio

O mundo está cada vez mais tecnológico e dinâmico e, claro, a área financeira também não poderia ficar de fora desse avanço. É o caso do Open Banking.

Os sistemas operacionais bancários estão se adaptando à modernidade e você precisa estar atento às oportunidades de crescimento financeiro no seu negócio.

Neste artigo, você vai entender mais sobre:

O que é open banking?

Foto do artigo: Open banking: a revolução financeira que vai transformar o seu negócio

Se você ainda não foi apresentado ao Open Banking, iremos te explicar o que é isso. Open Banking, em tradução literal, quer dizer, banco aberto — ou, em outras palavras, um sistema financeiro aberto.

Mas o que seria isso na prática? O Open Banking é uma forma de compartilhamento de dados financeiros dos clientes, com o intuito de oferecer serviços mais padronizados, em apenas uma plataforma integrada chamada de API.

Nessa plataforma, os dados dos clientes ficarão disponíveis para o acesso de instituições financeiras, dessa forma, proporcionando produtos e experiências personalizadas para cada cliente.

Como o open banking vai permitir o compartilhamento de dados e serviços financeiros entre diferentes instituições, com o consentimento do usuário?

O compartilhamento de dados deve ser realizado por meio do consentimento do cliente, nos canais digitais das instituições financeiras.

Isto é, será necessário autorizar o compartilhamento de dados e informações, para que haja a integração na plataforma API e esteja apto para fazer parte do open banking.

Além disso, o cliente vai escolher com quais instituições financeiras deseja que os dados sejam compartilhados e quando isso acontecerá. Seguindo regras pré-determinadas.

Vale lembrar que apenas instituições financeiras reguladas pelo Banco Central poderão participar — é o caso de bancos tradicionais, como Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Bradesco, e as fintechs como NuBank e PicPay.

Quais são os benefícios do open banking?

Foto do artigo: Open banking: a revolução financeira que vai transformar o seu negócio

Entre os principais benefícios estão a democratização e a entrada de clientes em outras instituições financeiras. Dessa maneira, o cliente terá alternativas para escolher quais serviços se encaixam melhor em seu perfil.

Assim, podendo abrir contas e realizar serviços financeiros com mais facilidade e praticidade, em instituições financeiras diferentes.

Possivelmente, com a demanda e a oferta, as instituições financeiras deverão desenvolver ainda mais vantagens, como melhores serviços e soluções para reter os clientes, já que a concorrência será maior.

O compartilhamento de dados será feito de maneira segura, assim como funciona o sigilo bancário normalmente. Os dados poderão ser consultados em até um ano.

Como se preparar para aproveitar as oportunidades do open banking?

O Open Banking possibilita que negócios possam ser feitos, especialmente pela busca por clientes – devido à concorrência. Como citado acima, isso será uma grande vantagem para os clientes.

Então, é fundamental que os clientes estejam cientes das mudanças como também atualizações sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Fale Conosco

Deseja abrir uma empresa?

Quer se regularizar?

Deseja declarar seu Imposto de Renda?

Mande uma mensagem e entraremos em contato :)