Hatha Contabilidade

Ser MEI é a melhor escolha que posso tomar?

Foto de Luanne Santiago Luanne Santiago em 20 de Abril de 2023
Foto do artigo: Ser MEI é a melhor escolha que posso tomar?

MEI (Microempreendedor Individual) tem ficado cada vez mais popular em decorrência de sua facilidade de acesso e possibilidade de manutenção.

Sendo uma saída importante para esses tempos de alta do desemprego e necessidade de se manter, muitos têm optado por fontes de renda alternativa e o MEI pode servir como grande ajuda.

No entanto, é preciso ter atenção no que de fato é oferecido e suas regras. Será que vale mesmo a pena?

Facilidade é sobrenome

O MEI é a oportunidade de fazer comerciantes e prestadores de serviços saírem da informalidade. Através dele, é possível passar a emitir notas fiscais, ter um CNPJ e ganhar maiores possibilidades em serviços financeiros, como empréstimos.

Essa formalização faz do empreendedor, uma empresa, dando mais chances de acesso onde uma pessoa física não consegue. Sua facilidade se expande também até na forma de cadastro, feita integralmente pela internet, com poucos documentos.

É uma oportunidade ideal para pequenos empresários ou para quem está começando, já que seu processo é simples, o valor da contribuição do imposto mensal (R$ 61,60) é baixa e promove vários benefícios para o negócio.

Atenção às regras

Como já citado acima, um motivo que pode não ser bom para quem pensa em ser é o pagamento fixo dos tributos. Apesar de não ser um alto valor, para quem não tem uma certa regularidade de lucro, pode acabar se complicando em algum mês.

Outro fator é o limite de faturamento anual, que não deve ultrapassar o valor de R$ 81.000,00. Essa limitação pode ser prejudicial para quem vê seu negócio crescer inesperadamente.

Outra barreira se diz em relação aos colaboradores, que não pode ser mais um. Mais uma barreira a se destacar é do cadastro da quantidade de atividades a serem desenvolvidas, que conta com um número máximo também.

Entenda as necessidades de seu negócio e decida

Para dar o start inicial, você precisa primeiramente organizar seu planejamento, porque nele você colocará os pontos ideais a serem seguidos para atingir os objetivos. Tendo uma noção de qual caminho seguir, é preciso ponderar as importâncias de cada etapa.

O MEI vai ser uma saída bastante eficiente para você que tem uma segurança do controle dos gastos, entendendo até onde seu negócio pode chegar e mantê-lo dentro dos eixos.

Com seu negócio organizado, estude também profundamente as regras do MEI, assim será possível evitar más surpresas e você poderá saber as melhores atitudes a serem tomadas.

Fale Conosco

Deseja abrir uma empresa?

Quer se regularizar?

Deseja declarar seu Imposto de Renda?

Mande uma mensagem e entraremos em contato :)