Hatha Contabilidade

Acesso Área Restrita

Tributos X Impostos: Quais as diferenças?

Foto de Radna Rocha Radna Rocha em 1 de Agosto de 2022
Foto do artigo: Tributos X Impostos: Quais as diferenças?

Embora sejam apresentadas como sinônimos, tributos e impostos são palavras que possuem significados diferentes para a legislação brasileira.

Neste artigo, você entenderá a diferença entre essas duas palavras e porque, embora estejam relacionadas, não são a mesma coisa. Confira!

O que são tributos?

O conceito de tributo é muito bem definido na legislação. De acordo com o art. 3º do Código Tributário Nacional (CTN), o tributo é: “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Sendo, assim, uma obrigação do contribuinte, onde o pagamento é sempre em moeda, não podendo ser pago em forma de bens ou serviços. No art. 5º do CTN, também se especifica os tipos de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

E os impostos, o que eles são?

Assim como o tributo, os impostos também estão definidos pelo Código Tributário Nacional (CTN), sendo definidos no art. 16 como: “o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.

Ou seja, como você já deve ter percebido, o imposto é um tipo de tributo, sendo também uma obrigação do contribuinte. Ter um veículo, por exemplo, acarreta o pagamento do IPVA, arrecadação obrigatória e que não é destinada a nenhuma atividade específica.

De modo geral, os impostos são destinados a despesas públicas, como saúde, educação, mobilidade urbana e demais áreas de interesse social.

Código Tributário Nacional (CTN) define que os impostos que constituem o Sistema Tributário Nacional são os Impostos sobre o Comércio Exterior, Impostos sobre o Patrimônio e a Renda, Impostos sobre a Produção e a Circulação e Impostos Especiais, divididos da seguinte forma:

Como o contador pode me ajudar sobre isso?

Por ser um recolhimento sempre obrigatório, o pagamento de tributos e impostos precisa ser realizado corretamente para evitar a inadimplência fiscal, que acarreta multas e juros, além de pesar negativamente para a saúde do seu negócio ou economia pessoal.

Por isso, buscar uma consultoria contábil é essencial para estar em dia com o Fisco e evitar dores de cabeça. Nesse sentido, o contador pode ajudá-lo a entender melhor cada tipo de tributo ou imposto.

Ao administrar os encargos e calcular os valores devidos, o profissional possibilita um planejamento tributário adequado, o que facilita tomada de decisões acertadas.

Newsletter